quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Inca Kola




I – O surgimento do produto

A Inca Kola, também conhecida como Inca Cola ou Golden Cola, é um refrigerante formulado a partir do Lucia-Lima do Peru. A empresa já foi 100% peruana, mas agora 49% dela faz parte da Companhia Coca- Cola. É o refrigerante mais popular no Peru ao lado da Coca-cola. Tem uma cor amarelo-ouro (Wikipédia).
O Inca Kola foi lançado em 1935 pela empresa Lindley que foi fundada em 1910, cuja a bebida açucarada de baixa carbonatação, chego ao mercado com o seguinte Slogan: “ Há apenas uma Inca Kola e é como nenhuma outra”.
Por meados dos anos  40, Inca Kola já era um líder de mercado em Lima, e , graças as inovações introduzidas em 1945, o volume de produção expandiu-se muito, mantendo uma constante de crescimento e posicionando-se como uma bebida tradicional do Peru, usando iconografia nacional e indígena além de imagens.
 Nos anos 50, ela começou a desfrutar de um aumento do consumo nacional atingindo um nível de 38% em 1970, superando assim todas as marcas de bebidas carbonatadas no Peru consolidando-se como a “bebida-do-Peru”. Nos primeiros anos de sua existência, o Inca Kola, começou a desbancar a Pepsi e a Coca-Cola através de um marketing agressivo com a utilização de preços baixos, e que por ser a única bebida nacional contribuiu e muito para a conquista de clientes, convertidas pelo nacionalismo e pelo sabor e de um preço acessível. Com isso a Coca- cola, para não perder espaço no mercado, comprou a patente do produto em 1999 junto a empresa RJ. Lindsley de 30% e de 50% do Inca Kola, para impedir uma expansão maior no mercado interno, contudo não chegou a diminuir a diferença de consumo entre Inca Kola e a Coca-cola.
II - A escolha do produto e os fatores determinantes da demanda

A ideia surgiu após inúmeros questionamentos a respeito de que produto iriamos apresentar, e por meio de um membro da equipe que já havia experimentado, foi decidido que a Inca Kola seria o produto destinado. Com a escolha do produto, a pessoa da equipe que havia experimentado nos apresentou o representante comercial, no caso uma parente, que tem um vinculo comercial com a empresa no Peru, aonde revende o produto no interior do Estado do Amazonas.
III - A apresentação do produto na sala de aula


Foi uma apresentação feita em sala de aula, onde houve toda uma dinâmica, tanto por parte das pessoas que estavam apresentando, quanto por parte dos colegas de classe.
Primeiro apresentamos o produto, que até então era desconhecido e em seguida começamos a dinâmica, perguntando quem estava interessado em experimentar, de inicio com o preço de R$ 2,00, cerca de oito pessoas levantaram a mão, depois baixamos o preço para R$ 1,50, dezesseis pessoas ficaram interessados, depois o preço passou a ser  R$ 1,00 e vinte e quatro pessoas levantaram a mão e finalmente o preço baixou para R$ 0,50 e cerca de vinte e nove pessoas interessaram-se pelo Inca Kola.
Vale ressaltar que enquanto estava acontecendo toda essa dinâmica, havia dois componentes do grupo fazendo o gráfico (curva de demanda) e tabela.



Tabela 1 – Escala da demanda do Inca Kola (UFAM-Universidade Federal do Amazonas, em 02/04/2012)


Gráfico 1 – Curva da demanda do Inka Kola (UFAM-Universidade Federal do Amazonas, em 02/04/2012)

  


Um comentário:

  1. Parabéns, pessoal!
    Não esqueçam de atualizar este espaço.
    Abraços,
    Professora Rosana Mafra

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