I – O surgimento do produto
A Inca
Kola, também conhecida como Inca Cola ou Golden Cola, é um
refrigerante formulado a partir do Lucia-Lima do Peru. A empresa
já foi 100% peruana, mas agora 49% dela faz parte da Companhia Coca- Cola.
É o refrigerante mais popular no Peru ao lado da Coca-cola. Tem
uma cor amarelo-ouro (Wikipédia).
O Inca Kola
foi lançado em 1935 pela empresa Lindley que foi fundada em 1910, cuja a bebida
açucarada de baixa carbonatação, chego ao mercado com o seguinte Slogan: “ Há
apenas uma Inca Kola e é como nenhuma outra”.
Por
meados dos anos 40, Inca Kola já era um líder de mercado em Lima, e ,
graças as inovações introduzidas em 1945, o volume de produção expandiu-se
muito, mantendo uma constante de crescimento e posicionando-se como uma bebida
tradicional do Peru, usando iconografia nacional e indígena além de imagens.
Nos
anos 50, ela começou a desfrutar de um aumento do consumo nacional atingindo um
nível de 38% em 1970, superando assim todas as marcas de bebidas carbonatadas
no Peru consolidando-se como a “bebida-do-Peru”. Nos primeiros anos de sua existência, o Inca Kola, começou a desbancar a
Pepsi e a Coca-Cola através de um marketing agressivo com a utilização de
preços baixos, e que por ser a única bebida nacional contribuiu e muito para a
conquista de clientes, convertidas pelo nacionalismo
e pelo sabor e de um preço acessível. Com isso a Coca- cola, para não
perder espaço no mercado, comprou a patente do produto em 1999 junto a empresa
RJ. Lindsley de 30% e de 50% do Inca Kola, para impedir uma expansão maior no
mercado interno, contudo não chegou a diminuir a diferença de consumo entre
Inca Kola e a Coca-cola.
II - A escolha do produto e os fatores
determinantes da demanda
A ideia
surgiu após inúmeros questionamentos a respeito de que produto iriamos
apresentar, e por meio de um membro da equipe que já havia experimentado, foi
decidido que a Inca Kola seria o produto destinado. Com a escolha do produto, a pessoa da equipe que havia
experimentado nos apresentou o representante comercial, no caso uma parente,
que tem um vinculo comercial com a empresa no Peru, aonde revende o produto no
interior do Estado do Amazonas.
III
- A apresentação do produto na sala de aula
Foi uma apresentação feita em
sala de aula, onde houve toda uma dinâmica, tanto por parte das pessoas que
estavam apresentando, quanto por parte dos colegas de classe.
Primeiro apresentamos o produto,
que até então era desconhecido e em seguida começamos a dinâmica, perguntando
quem estava interessado em experimentar, de inicio com o preço de R$ 2,00,
cerca de oito pessoas levantaram a mão, depois baixamos o preço para R$ 1,50,
dezesseis pessoas ficaram interessados, depois o preço passou a ser R$ 1,00 e vinte e quatro pessoas levantaram a
mão e finalmente o preço baixou para R$ 0,50 e cerca de vinte e nove pessoas
interessaram-se pelo Inca Kola.
Vale ressaltar que enquanto
estava acontecendo toda essa dinâmica, havia dois componentes do grupo fazendo
o gráfico (curva de demanda) e tabela.
Tabela 1 – Escala da
demanda do Inca Kola (UFAM-Universidade Federal do Amazonas, em 02/04/2012)
Gráfico 1 – Curva da
demanda do Inka Kola (UFAM-Universidade Federal do Amazonas, em 02/04/2012)
Parabéns, pessoal!
ResponderExcluirNão esqueçam de atualizar este espaço.
Abraços,
Professora Rosana Mafra